top of page

Escolhendo a sua Mochila Cargueira

Por: Hans Rasuschmayer


Vou mandar algumas considerações minhas, mas é um tema bastante individual, portanto considerem outras opiniões também.


Tamanho: 60 Litros para cima. Quanto menor, mais você é forçado a deixar bugigangas em casa, mas também a fixar material do lado de fora (desvantagem: balança, molha, arrasta no mato).



É bom se a mochila permite estender o espaço entre. própria mochila e a tampa (tampa telescópica), já que é vantajoso fixar peças adicionais perto do eixo do corpo.


Peso: Você já vai carregar muito peso dentro da mochila, portanto é melhor a mesma ser leve (estamos falando de uma fixa de 1,4 a quase 2,8 Kg). Por outro lado é bom se a mochila tem fitas e bolsas para prender isolante etc.. Tem que ponderar peso contra facilidade de expansão e conforto.


Conforto: é essencial.

  • Alças acolchoadas

  • Barriguira acolchoada

  • Costas Ventiladas

  • Peitoral na cargueira, a maioria das pessoas usa

As alças e/ou a barrigueira devem ser ajustadas ao tamanho do carregador. O maior peso deve recair sobre o quadril, não nos ombros. Experimente na loja, ajustando e colocando bastante peso (ex. cordas, namorado ;) ). Tenha paciência nesta hora! Lembre que vai carregar a mochila depois por várias horas.


Bolsas laterais: Facilitam arrumar as coisas e podem estender o volume de uma mochila de forma considerável. Tem como comprar avulso e fixar nas fitas. Podem atrapalhar em trilhas mais fechadas. (à informar-se antes da caminhada. Na travessia não atrapalham).


Fitas redutoras de volume: Se quiser usar a mochila com menos volume, a fita traz o peso mais para perto do corpo.


Capa de chuva: Há mochilas com capa de chuva integrada. É prático mas é mais um peso que você poderia deixar em casa. Dá para comprar avulso.


Bolsa para água: Quem usa camelpak vai aproveitar. Eu não uso.



Material: Cordura é mais resistente, mas mais pesado. O fundo deve ser reforçado.


Funções adicionais: Não se deixe iludir pelo vendedor. O que você precisa é carregar peso. Funções adicionais são peso desnecessário.


Cor: Quanto mais clara, menos ela esquenta ao longo do dia. Cores gritantes são mais fáceis de ver (noite, emergência, neblina).


Mochila de vigem: É mais pesada e menos confortável. Não recomendo. Use a cargueira para viajar.....


Comentário de Guilherme Costa: Uma coisa que eu me dei mal quando fui no vale das orquídeas: foi de não levar uma mochila pequena de ataque. Acho fundamental para quem for acampar e escalar de ter uma mochila extra, algo como uma de 15L, para comida, câmera, água e equipo. Alguns modelos tem a mochila de ataque junto, mas não sei se é bom isso, parece que desequilibra...... O melhor é comprar elas separadas, sei lá.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page