Escalada em Artificial

Por Gustavo Loureiro


Muito se fala sobre escalada em artificial, mas será que realmente sabemos tudo sobre este enorme universo ou apenas temos conhecimento básico e acreditamos que sabemos tudo?


Escalada em artificial é aquela em que "não utilizamos as mãos e nem os pés sobre a rocha para escalar". Mas será que é tão simples assim?


Neste fim de ano (2002) fui a São Bento de Sapucaí - SP fazer um curso de Big Wall com nada mais, nada menos, que Eliseu Frechou. Antes já havia tido aula com Alexandre Portela (Conquistador da Terra de Gigantes) e Hillo Santana (Conquistador de várias vias no Sino).


Em uma escalada em artificial, a trabalheira e o equipamento utilizado é muito maior e isso faz com que você leve mais tempo escalando. Além disso, você está habituado a confiar nas suas mãos e nos seus pés para sustentar o peso de seu corpo e em uma escalada em artificial, tirando o A0 (Grau mínimo de dificuldade) e alguns A1, onde a grampeação é fixa, você terá que confiar em pequenos nuts, Friends ou até mesmo clifs (equipamentos móveis) para sustentar o peso de seu corpo e ascender utilizando escadas (estribos) presos a estas pequenas peças.


O mais importante é que não é tão simples manusear todo este equipamento enquanto está escalando e você acaba perdendo tempo em uma escalada que já é demorada. Foi exatamente por este motivo que resolvi fazer vários cursos, afinal desejava aprender de forma correta o manuseio de toda esta "tralha" além de conhecer os diferentes estilos dos escaladores.



Jumar, Daise Chain, Piton, Solteira Regulável, estribos, fifi ou mosquetão simples, clifs e muitos outros, são algumas das peças que são utilizadas em uma escalada artificial.


Alerta: A Daise chain, deve ser utilizada somente em escaladas em artificial e além dela você deve utilizar uma solteira comum para se ancorar na parada. Não utilize a sua Daise como solteira, pois ela não foi fabricada para suportar quedas e somente o peso de seu corpo estático.


Existe grande diferença em fazer um pequeno trecho de escalada em artificial e fazer uma escalada toda en artificial, pois em um pequeno trecho, você pode improvisar com fitas.


A graduação em Artificial vai de A0 à A5 e quanto maior o numero ao lado do A, mais difícil vai ficando a escalada e mais riscos para o guia e para o participante em caso de queda.  

2 visualizações
CONTATO

Av. Marechal Floriano, 199, gr. 501

Rio de Janeiro, RJ - 20080-005

Tel: (21) 98275-6488

cel@celight.org.br.

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Google+ Icon

© 2023 por Coach Pessoal. Criado orgulhosamente com Wix.com

Name *

Email *

Subject

Message