Escalada na Chaminé do Funil / Cereja do Bolo, Cantagalo

Por: Marcel Nogueira 2018-06-28



Gabriel Ferreira e Marcel Nogueira

Em janeiro passei na base da Chaminé do Funil com o Gabriel e vi que ela estava toda tomada por mato, parecia impossível de escalar. Em abril o Mauro Chiara e o Miguel Monteza reformaram a via, tiraram o mato e plantas espinhosas, trocaram as proteções e ainda removeram um cabo de aço. Resolvi conferir com o Gabriel.

A Chaminé do Funil é bem legal, tem dois esticões de chaminé muito distintos entre si.

O primeiro (que está na foto) é chaminé bem aberta, tesoura em alguns lances, protegida com móveis, passa por baixo de uma pedra entalada e, se você não entrar direito depois dessa pedra entalada, corre o risco de ter que mudar a orientação do corpo no meio do lance. Muito divertido.


" se você não entrar direito depois dessa pedra entalada, corre o risco de ter que mudar a orientação do corpo no meio do lance."

O segundo esticão é uma chaminé mais apertada que pode ser escalada com agarras, por ser em uma parede bastante positiva e com agarras grandes. Na verdade, é até mais fácil subir em agarras. As proteções são fixas com duas chapeletas, mais uma parada dupla no final. Depois que acaba a Chaminé do Funil existem três opções de continuar escalando: a Cereja do Bolo, a Chaminé do Morcego (uma chaminé fácil, segundo ou terceiro grau) e a Arduino Saboia Amorim (35m de 5 VIsup).

Escolhemos a primeira, Cereja do Bolo, que é conquista recente. Ela tem dois esticões, o primeiro um diedro de quarto grau, todo protegido em móvel que segue para a esquerda (faz falta uma foto para mostrar como ele é divertido) e é escalado basicamente em agarras, a fenda do diedro é mais usada para proteção mesmo. Usei uns cinco ou seis friends, de pequenos a médios. No fim da fenda tem um batente a ser dominado, onde fica a parada dupla. O segundo esticão é todo em agarras quebradiças emparede suja, deve ser quarto grau também. As proteções são boas e não muito espaçadas. No fim do esticão tem uma parada dupla e dali é possível sair para o cume, mas preferimos rapelar. Pretendo voltar lá para fazer as duas outras vias, que são antigas mas que estavam também praticamente desativadas por falta de manutenção.

13 visualizações
CONTATO

Av. Marechal Floriano, 199, gr. 501

Rio de Janeiro, RJ - 20080-005

Tel: (21) 98275-6488

cel@celight.org.br.

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Google+ Icon

© 2023 por Coach Pessoal. Criado orgulhosamente com Wix.com

Name *

Email *

Subject

Message