top of page

Venha nos visitar

Faça-nos uma visita. O Clube abre às quintas, a partir das 19h. Nossa sede fica na Av. Marechal Floriano, 199, gr. 501 - Centro - Rio de Janeiro - CEP 20080-005

A sede do CEL conta com um espaço para palestras, dotado de projetor multimída e aparelhagem de som.

Muro de escalada, onde os sócios podem treinar e repetir várias vias propostas.

Cantina para Recuperar as energias, Internet wi-fi liberada para sócios e visitantes e uma Biblioteca com diversos títulos relacionados ao montanhismo e esporte ao ar livre. 

A Diretoria

WhatsApp Image 2024-04-08 at 12.50_edited.jpg
WhatsApp Image 2024-04-08 at 12.50_edite

Presidente

Josie Pereira​

Vice-Presidente

Fernando Araújo

WhatsApp Image 2024-04-08 at 12.50_edited.jpg

Secretário Geral 

Shoraia Reis

WhatsApp Image 2024-04-08 at 12.50_edited.jpg

Tesoureiro

Adhemar Sette

WhatsApp Image 2024-04-08 at 12.50_edite

Diretor de Técnico

Amanda Danielli

WhatsApp Image 2024-04-08 at 12.50_edited.jpg
WhatsApp Image 2024-04-08 at 12.50_edited.jpg

Diretora de Comunicação Social

Barbara Ducos

Diretora Cultural

Jandira Cardoso

WhatsApp Image 2024-04-08 at 12.50_edited.jpg

Diretor Social

Greice Jacomé

Diretor de Meio Ambiente

Daniel Londres Arlota

A historia

O Clube Excursionista Light teve o seu primeiro registro no boletim diário de informações da Light, n° 924 do dia 14 de novembro de 1956, escrito por Carlos Manes Bandeira com o título: "A Light e o Excursionismo Brasileiro".

No dia 12 de fevereiro de 1957 sua sede foi fundada. Sua primeira excursão oficial foi realizada no dia 24 de março de 1957, tendo como guia o próprio Bandeira e com destino o Paredão Nossa Senhora da Penha.

"O CEL, fundado nos moldes mais avançados da técnica e da cultura moderna, dentro mais alto espírito de esportividade , advinda da não existência de competição, promoverá no decorrer de suas atividades, a prática do excursionismo e montanhismo entre seus filiados, condensados nos mais altos princípios da fraternidade e democracia, mantendo a harmonização de seus associados, com uma vida social e esportiva, direcionada nos firmes preceitos da moral sadia e humanizada...." (Trecho do primeiro boletim - abril de 1957)

Hoje Clube oferece uma programação mensal com caminhadas e escaladas às mais belas montanhas de nossa cidade, além de eventuais excursões para as serras e praias do Rio de Janeiro e estados vizinhos.

Nos últimos anos este tipo de atividade tem incorporado cada vez mais adeptos. Para que as pessoas possam estar adequadamente informadas sobre o montanhismo, suas técnicas, equipamentos, procedimentos seguros e preocupação ambiental, o CEL realiza anualmente um Curso Básico de Montanhismo (CBM). 

Conheça o Estatuto

em caso de denúncias

Qualquer denúncia de má conduta (assédio, racismo, discriminação, etc)1 dever ser dirigida à Diretoria através do e-mail oficial do Clube, cel@celight.org.br

O assunto será tratado como sigiloso, restrito aos membros da Diretoria e às partes envolvidas. 

A diretoria tem 15 dias para se pronunciar sobre o caso. 2

A pessoa Denunciada terá direito à ampla defesa. 2

As punições, se aplicáveis, são: advertência verbal, advertência por escrito, suspensão ou expulsão. 2

Caso discorde da punição aplicada, o sócio punido pode recorrer ao Conselho Deliberativo. 2 O sigilo será extendido aos membros do Conselho Deliberativo. 

Estamos trabalhando agora para formalizar um segundo canal de denúncia, que não passe por toda a diretoria, para os casos em que a vítima queira menos exposição. 

1- Má conduta conforme definidos no Estatuto do Clube

2- Conforme Estatuto do Clube

bottom of page