A Fundação do Clube Excursionista Light
Por Adolfo Chaim Cardoso, lido na solenidade e festa dos 25 anos do CEL, em 12 de fevereiro de 1982

A idéia de fundação do CEL foi lançada em 14 de novembro de 1956, no Boletim Diário de Informações do Departamento de Relações Públicas da Light, quando o Sr. Carlos Manes Bandeira faz referência da existência, nos diversos setores de trabalho da Companhia, de figuras destacadas nas esferas excursionistas, tais como Arlindo Dias Paes, Carlos Manes Bandeira, Alfredo Maciel, Nelson Bravin Ferreira, Bernardino Rodrigues, Nilo Pimentel, Nelson Pedro Rezende, Joaquim Silva Paes, Gabriel Rodrigues, Mario Rodrigues Alves, Israel Jesus Guimarães, Vilson Gonçalves e José Antunes. No final do artigo, ele sugere que esses “lagartixas” se congreguem e fundem, na Light, um Clube Excursionista.
A idéia frutificou e, assim, já em abril do ano seguinte, foi editado o primeiro Boletim do Clube Excursionista Light, apresentando a fundação do CEL em 12 de Fevereiro de 1957, com o objetivo de promover o intercâmbio cultural, social e técnico com todos os clubes das Companhias Associadas e o cuidado de proporcionar uma recreação sadia e perfeita a seus sócios e respectivas famílias.
Assinaram o Termo de Fundação do CEL, os seguintes associados, aos quais foram conferidos o Título de Sócio Fundador, além de alguns constituírem a primeira diretoria eleita: Carlos Manes Bandeira (presidente), Nilo Pimentel (1º secretário), Arlindo Dias Paes (diretor técnico), Nelson Pedro Rezende (Diretor de Almoxarifado), Vilson Gonçalves de Oliveira, Mario Rodrigues Alves, Abel Teixeira, Roberto Sapazzafomo, Nelson Bravin Ferreira (1º tesoureiro), Joaquim da Silva Paes, Nelly Guimarães de Medeiros (Diretor de Fotografia), Cyro Medeiros de Assumpção (Diretor de Relações Públicas), Bernardino Rodrigues (2º tesoureiro), Israel de Jesus Guimarães (Diretor de Propaganda), Raul Pontual de Petrolina (Diretor Médico) e Juremyr Fialho Abrunhosa (2º secretário).
O Corpo de Guias original teve a seguinte composição: Arlindo Dias Paes, Carlos Manes Bandeira, Cyro de Medeiros Assumpção, Joaquim da Silva Paes, José Joaquim da Costa, Mario Sancho Pimenta Rodrigues, Nelson Bravin Ferreira, Nelson Pedro Rezende e Nilo Pimentel. As primeiras excursões foram feitas ao Museu do Índio, na Rua Matta Machado, guiada pelo Dr. Cyro de Medeiros Assumpção; a Furnas de Agassiz, na Tijuca, guiada por Carlos Manes Bandeira e Nilo Pimentel; e à Pedra Bonita, na Gávea, guiada por Nelson Bravin Ferreira e Nelson Pedro Rezende.

Inicialmente, as Reuniões do CEL eram realizadas no Salão de Recreio da Light, à Av. Marechal Floriano 68, depois em sala privativa no 7º andar do edifício anexo, transferindo-se em maio de 1959 para o prédio 207, sala 6, da mesma Avenida.
Desde 27 de fevereiro de 1970 o CEL está funcionando na atual sede própria, situada à Av. Marechal Floriano, 199 Grupo 501.